Em setembro, o Colégio Premere participou do XVI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, em Curitiba, com dois trabalhos: um artigo científico, direcionado para a análise e reflexão sobre a avaliação e os instrumentos avaliativos na escola pós Novo Ensino Médio e um minicurso, voltado para a formação docente e baseado na aplicação do Método Premere.
O Método Premere foi desenvolvido a partir de um estudo aprofundado sobre as normativas educacionais vigentes, importantes referências da educação e propostas educacionais inovadoras, espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.
Para o minicurso, a metodologia foi sistematizada em ferramentas palpáveis, capazes de direcionar o fazer pedagógico e apontar caminhos.
A partir de disparadores e problematizações, base fundamental do Método Premere, a ferramenta estruturada guiou os docentes por experiências dinâmicas e interdisciplinares, repletas de levantamento de hipóteses, comprovações, sínteses e experimentações que passearam pelos quatro eixos estruturantes propostos para o Novo Ensino Médio.
A ferramenta elaborada parte dos níveis de leitura para uma maior percepção do disparador inicial. Por meio da decodificação, compreensão e interpretação é possível assimilar melhor a problematização apresentada para que se possa, enfim, fazer o levantamento de hipóteses.
Com o levantamento das hipóteses, inicia-se a investigação e a pesquisa, com levantamento de dados e análises para verificar se a hipótese é válida e concreta ou se há a necessidade de reordenação da rota escolhida.
A partir da validação da hipótese é possível buscar alternativas de mediação e intervenção, utilizando os processos criativos e/ou o empreendedorismo para tirar as ideias do papel e refletir sobre uma solução prática para o problema.
Com o minicurso, os professores puderam vivenciar o Método Premere na prática e, munidos das ferramentas compartilhadas, ampliar o arcabouço de possibilidades pedagógicas que dá suporte à sua prática diária.