RESUMO
O presente texto endossa a discussão sobre a necessidade de atualização do Ensino Médio diante do contexto contemporâneo da sociedade. A reforma do Ensino Médio, ou o Novo Ensino Médio, como colocam, é uma realidade posta, porém, nossas escolas não estão aptas, em sua essência, para essas adequações. Atualmente, a essência da educação padrão, a que é encontrada na maioria das instituições de ensino, é uma educação formatada, monodisciplinar, conteudista e que se concentra em aprovar os alunos com uma média, um número. Essa estrutura educacional não se sustenta mais na realidade do século XXI, para isso surge o método Premere que tem no seu cerne a interdisciplinaridade, a atualização e o pensamento científico. O objetivo do método é criar para os professores um roteiro reflexivo sobre possibilidades de ensino, é levar ao professor a compreensão de que ele deve assumir o papel de provocador de conhecimentos, cabe a ele instigar os alunos e recuperar um desejo pelo saber que nos é nato, a criança é curiosa e a sociedade ceifa esse nosso princípio, sobre isso, o método Premere busca recuperar a curiosidade e guiar os alunos, professores e todos os educadores a pensar cientificamente uma educação inclusiva, autêntica, preocupada e que fornece ferramentas para que o aluno consiga atuar de forma autônoma em seu próprio processo educacional com a consciência de que essa autonomia e senso crítico-investigativo se desdobrará em todas as esferas de atuação social, pois o aluno é um ser integrante e atuante da sociedade.
Palavras-chave: Método Premere, Educação Contemporânea, BNCC, Novo Ensino Médio.
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